Dia 1 Chegada a Lisboa
Chegada no aeroporto de Lisboa, recepção por pessoal especializado da Abreu Portugal e traslado para o hotel. Hospedagem. Tempo livre para os primeiros contatos com esta linda cidade, situada na margem norte do Rio Tejo, a poucos quilômetros do Atlântico. Lisboa ocupa um lugar muito especial entre as capitais europeias. A cada passo, o visitante depara com memórias de um longo passado nacional e europeu que mantém com o presente uma forte ligação. Um estilo de vida moderno começa a caracterizar esta cidade rica em tradição. Ao contrário de tantas outras grandes cidades da Europa, Lisboa e os seus habitantes souberam preservar uma notável autenticidade. Por outro lado, a vista do Tejo, do Atlântico, das praias, da costa escarpada, da serra e da luxuosa natureza, fazem da capital portuguesa uma das mais belas cidades europeias. Sugerimos uma visita ao Castelo de São Jorge e ao Parque das Nações, local onde se efetuou a Expo'98, com o seu Oceanário (um dos maiores do mundo).
Dia 2 Lisboa
Após o café da manhã, saída para visita desta cidade (fundada há cerca de 3.200 anos por mercadores fenícios e, mais tarde, habitada por gregos, cartagineses, romanos, visigodos e mouros), incluindo a Torre de Belém (fortaleza construída no séc. XVI e que é hoje o emblema turístico da capital portuguesa), Padrão dos Descobrimentos (monumento construído em 1960 no local de onde partiram as caravelas de Pedro Álvares Cabral e de Vasco da Gama nas suas grandes viagens dos descobrimentos), Mosteiro dos Jerônimos (construído no séc. XVI por ordem de D. Manuel I - visita da sua belíssima igreja de estilo manuelino), Bairro de Alfama (o mais antigo ainda com aspecto medieval), Baixa Pombalina (bairro comercial reconstruído após o grande terremoto de 1755), Praça do Comércio (uma das mais bonitas da cidade), Praça do Rossio (o coração da cidade, com a estátua de D. Pedro IV), Praça dos Restauradores (com o seu obelisco comemorativo da restauração da independência), Avenida da Liberdade e a Praça Marquês do Pombal (com o monumento construído em memória do antigo primeiro ministro de D. José I, responsável pela reconstrução da cidade após o terremoto). Tarde livre em que poderá participar de um passeio a Sintra, Cabo da Roca e Cascais (opcional). Para esta noite a sugestão é um jantar numa típica Casa de Fados, ao som da música tradicional portuguesa e com danças folclóricas do país (opcional).
Dia 3 Lisboa / Madri
Partida após o café da manhã, pela majestosa ponte sobre o Rio Tejo e viagem através do Alentejo, considerado o "celeiro de Portugal" e também região produtora de azeite e cortiça. Saída de Portugal próximo à cidade de Elvas e entrada na Espanha pela Fronteira do Caia. Prosseguimento para Madri. Chegada a esta belíssima e moderna cidade conquistada dos mouros em 939, pelo rei Ramiro II e que se tornou capital da Espanha no séc. XVI. Devido ao seu isolamento geográfico, só depois da chegada da linha férrea no séc. XIX, se tornou a maior cidade do país. Hospedagem. À noite sugerimos um espetáculo de dança clássica flamenca (opcional).
Dia 4 Madri
Após o café da manhã, visita panorâmica da cidade de Madri, percorrendo os seus principais bairros e monumentos: Praça de Espanha, com o monumento a Cervantes, Gran Via, a principal artéria comercial da cidade ladeada de belos edifícios, a Praça Cibeles, com a sua harmoniosa fonte dedicada à deusa grega da agricultura e fertilidade, o Passeio do Prado, com o seu famoso museu, a antiga estação ferroviária de Atocha, o Parque do Retiro, a Praça de Touros de Las Ventas, a mais bela de Espanha, o Passeio da Castellana, a principal avenida da cidade com os seus bonitos jardins e fontes, o Estádio Santiago Bernabéu (parada), a Praça da Porta do Sol e a Praça do Oriente (com o Palácio Real, o Teatro da Ópera e a estátua de Filipe IV). Esta tarde poderá fazer uma excursão à cidade fortificada de Toledo, antiga capital de Espanha, que alcançou o seu apogeu nos séc. XIV e XV, e que é hoje cidade-museu e Patrimônio Mundial da UNESCO (opcional). Hospedagem no hotel.
Dia 5 Madri / Zaragoza / Barcelona
Após o café da manhã, saída em direção ao norte atravessando o vasto planalto central, a "meseta", coberto de campos de trigo, montanhas e desfiladeiros. As suas cidades estão impregnadas por um profundo sentido da história, que se reflete na arquitetura dos seus edifícios e nos castelos espalhados por toda a região. Chegada a Zaragoza, antiga capital do reino de Aragão, um dos reinos mais poderosos que existiram na Península Ibérica. Tempo livre para almoçar e visitar a famosa Basílica da Virgem do Pilar, erigida no local onde Nossa Senhora teria aparecido duas vezes ao Apóstolo Santiago, sobre um pequeno pilar que ficou como testemunho e à volta do qual Santiago mandou edificar a primeira igreja que, mais tarde, foi transformada numa imponente basílica, cujo teto se encontra decorado com afrescos da juventude do famoso pintor Goya. De tarde, continuação através do planalto central, em direção à belíssima região da Catalunha; com um sentimento de nacionalidade própria, grande autonomia e uma língua própria - o catalão - que aparece com o castelhano nos nomes das localidades e placas rodoviárias da região. Chegada a Barcelona no fim da tarde. Hospedagem na região de Barcelona. Esta cidade é, não só um dos mais movimentados portos do Mediterrâneo, mas também capital da Catalunha, segunda maior cidade de Espanha e o seu principal centro industrial. Barcelona rivaliza com Madri como centro de cultura, de comércio e de esporte. Aqui se realizaram os Jogos Olímpicos de 1992.
Dia 6 Barcelona
Café da manhã e visita da capital catalã: a belíssima Catedral (entrada), cuja construção foi iniciada no séc. XIII, mas apenas terminada no séc. XIX, altura em que foi completada a fachada, as Ramblas, a movimentada avenida central da cidade, a Praça da Catalunha, com as suas belas fontes, Passeio de Gracia, avenida com comércio elegante que foi construída no séc. passado, as Casas Millá (La Pedrera) e Battló, obras-primas de Gaudi, a Igreja da Sagrada Família, belo exemplar da arquitetura modernista de Gaudi, que trabalhou na sua construção até a data da sua morte (visita exterior), o Parque de Montjuich e o Estádio Olímpico. Tarde livre para passeios de gosto pessoal; sugerimos uma visita ao Pueblo Espanhol e ao Parque Guell, bonito jardim situado na região norte de Barcelona, decorado por Gaudí e que foi a sua obra mais colorida, hoje também Patrimônio Mundial (opcional).
Dia 7 Barcelona / Cannes
Café da manhã e partida pela região da Costa Brava, passando junto a Girona e Figueres (terra natal de Salvador Dali), atravessando os Pirineus e entrando na França pela bela região do Midi. Continuação junto às cidades de Narbonne, Beziers, Montpellier (cidade universitária), Nîmes e Arles (onde viveu Van Gogh). Chegada a Cannes. Hospedagem.
Dia 8 Cannes / Nice / Mônaco / Pisa
Após o café da manhã, passando em Nice, capital da "Côte d'Azur", continuamos para o Principado de Mônaco, da família Grimaldi e do Príncipe Albert II. Aqui poderá reconhecer as belíssimas paisagens que o mundo admira: os maravilhosos jardins do Cassino, a Condamine - avenida do porto, das corridas de Fórmula 1, o cais com os seus luxuosos barcos ancorados, o Museu Oceanográfico Albert I, a cidade velha com as suas ruelas e pracinhas, contrastando com os altos e modernos edifícios, a pequena catedral neo-românica e o Palácio Real - uma verdadeira jóia medieval. O concorrido Render da Guarda mobiliza os turistas, atraídos também na esperança de ver alguém da Família Real aparecer para saudar o povo. Prosseguimento pela "Riviera dei Fiori", na região da Ligúria, passando junto a San Remo e Gênova (terra natal de Cristóvão Colombo e principal porto de Itália) para Pisa; tempo livre para admirar o conjunto arquitetônico formado pelo Batistério, Catedral e a célebre Torre Inclinada. Hospedagem.
Dia 9 Pisa / Siena / Roma
Após o café da manhã, continuação da viagem para Siena; visita de orientação desta bela cidade medieval, com especial destaque para a Praça "Il Campo" e a famosa Catedral. Prosseguimento pela região da Toscana e pela auto-estrada "del Sole" até Roma. Hospedagem. À noite, sugerimos passeio opcional das "Iluminações de Roma", com visita às mais belas praças e fontes, passando pela Fontana di Trevi, Panteão, e Piazza Navona.
Dia 10 Roma
Café da manhã e saída para visita panorâmica da Cidade Eterna destaque para a Basílica de Santa Maria Maior, Igreja de S. João de Laterano, Arco de Constantino e Coliseu (parada), Termas de Caracalla, Circo Máximo e Domus Flavia Augustana (parada), Teatro de Marcello, Capitólio, Praça de Veneza, Ilha Tiburiana, Trastevere e Castelo do Santo Anjo. Tarde livre para actividades a gosto pessoal, na qual sugerimos um passeio a Tivoli e a Villa D'Este (opcional). Para a noite, sugerimos um jantar típico romano com música italiana (opcional).
Dia 11 Roma
Café da manhã e dia livre para desfrutar da capital italiana. Pela manhã, sugerimos uma visita opcional aos Museus do Vaticano, Capela Sistina e Basílica de S. Pedro. Hospedagem.
Dia 12 Roma / Assis / Florença
Café da manhã e saída pela região do Lazio, viajando através da Úmbria, de grande beleza natural, em direção a Assis (pequena cidade medieval e centro de peregrinação). Tempo livre para visitar o seu monumento mais importante, que é a Basílica de São Francisco, com o túmulo e as relíquias do santo e afrescos de Giotto, Cimabue e outros. Continuação da viagem para Florença, capital da Toscana. Na chegada, visita a pé desta inesquecível cidade que foi o maior centro de arte da Renascença, seguramente o período mais rico em obras e criação de toda a Europa. A sua riqueza artística é incomparável e atração constante do mundo inteiro. Veremos algumas das obras dos artistas mais importantes: Igreja de Santa Cruz (Panteão de Itália), Casa de Dante, Catedral de Santa Maria das Flores (entrada), o famoso Batistério, Praça della Signoria, Ponte Vecchio e o típico Mercado da Palha. Hospedagem no hotel.
Dia 13 Florença / Pádua / Veneza (Mestre)
Café da manhã e partida pela imponente auto-estrada "del Sole", cruzando os Montes Apeninos e a região de Emilia-Romagna, passagem junto da sua capital, a cidade de Bolonha. Depois de atravessar o Rio Pó, entrada na região do Veneto e chegada a Pádua, onde visitaremos a Basílica e o Túmulo de Santo Antônio. Prosseguimento para Tronchetto e viagem em barco privado para Veneza: passando pelo Grande Canal e pela Ponte de Rialto, chegada à Praça e Basílica de S. Marcos, ao Campanário, ao Palácio Ducal e a Ponte dos Suspiros, símbolos de riqueza, arte, fausto e tradição. Tempo livre para que cada um descubra em cada rua, em cada praça, em cada ponte ou em cada canal, os encantos que esta cidade oferece. Possibilidade de fazer um passeio opcional em gôndola pelos típicos canais. Hospedagem no hotel.
Dia 14 Veneza (Mestre) / Cortina d'Ampezzo / Innsbruck
Após o café da manhã, saída de Veneza, atravessando os Dolomitas, montanhas intensamente coloridas onde estão situadas as famosas estâncias de inverno de Cortina d' Ampezzo (parada), Dobbiaco e Brunico. Entrada na Áustria e passagem pela ponte Europa, o viaduto mais alto dos Alpes. Chegada a Innsbruck, capital do Tirol. Breve passeio por esta charmosa cidade e tempo livre. Hospedagem. Para esta noite sugerimos um jantar com show típico do Tirol (opcional).
Dia 15 Innsbruck / Vaduz / Zurique / Lucerna
Após o café da manhã, partida pelo vale do Rio Inn através de bucólicas paisagens tipicamente alpinas. Passagem pelo Túnel de Arlberg (sob o Monte de São Cristóvão) e por Feldkirch para chegada ao Principado do Liechtenstein. Parada na sua capital, Vaduz. Continuação para Zurique, a capital financeira da Suíça. Parada para fotos junto ao Lago de Zurique e breve passeio pelo centro da cidade. Continuação para Lucerna, charmosa cidade na margem do lago dos Quatro Cantões. Hospedagem.
Dia 16 Lucerna / Colónia
Após o café-da-manhã, partida em direcção à fronteira com a Alemanha. Passagem junto à cidade de Basileia e entrada em território alemão. Continuação pela região de Baden-Würtemberg e parada para almoço em percurso. De tarde, viajaremos ao longo das belíssimas paisagens do Vale do Reno e chegaremos a Colónia, famosa pela sua imponente catedral gótica cuja construção se arrastou ao longo de seis séculos e onde se guardam, segundo a tradição, os túmulos dos Reis Magos. Colónia é igualmente famosa enquanto cidade-berço da célebre "água-de-colónia", inventada pelo italiano Johann Farina em inícios do séc. XVIII. Check-in no hotel e hospedagem.
Dia 17 Colónia/ Londres
Café-da-Manhã e partida em direcção a Calais para fazermos a espetacular travessia do famoso Eurotunnel do Canal da Mancha em trem (a maior obra de engenharia do séc. XX). À chegada a Folkstone, na Inglaterra, viagem em ônibus até Londres. Hospedagem no hotel e tempo livre para os primeiros contatos com a cidade.
Nota: O ônibus é transportado numa carruagem específica para atravessar o túnel, de Calais a Folkestone. No caso de não haver disponibilidade em alguma data, a travessia será efetuada em ferry.
Dia 18 Londres
Café da manhã. Visita da cidade de Londres, com destaque para os principais pontos turísticos como o Big Ben, a Westminster Bridge e o Palácio de Buckingham. Tarde
livre que poderá aproveitar para fazer um passeio opcional ao Castelo de Windsor, residência de Verão da família real inglesa. À noite, conheça o ambiente de um dos típicos "pubs" desta cidade e faça um passeio pela cidade iluminada (opcional). Hospedagem.
Dia 19 Londres/ Paris
Após o café da manhã, saíremos em direção a Folkstone, onde faremos a travessia do famoso Eurotunnel do Canal da Mancha em trem. Continuação para Paris. Hospedagem. À noite, poderá fazer um passeio pela cidade iluminada (opcional).
Nota: O ônibus é transportado num vagão específico para atravessar o túnel, de Folkestone a Calais. No caso de não haver disponibilidade em alguma data, a travessia será efetuada em ferry.
Dia 20 Paris
Após o café da manhã, visita panorâmica da cidade: os Grandes Boulevards, a Praça da Concórdia (construída no tempo de Luis XV), os Campos Elíseos, o Arco do Triunfo
(onde se encontra o túmulo do "Soldado Desconhecido"), a Ópera (um dos maiores teatros do mundo), a Madeleine, a Catedral de Notre -Dame (entrada sempre que possível) e a Torre Eiffel (projeto de Gustavo Eiffel para a Exposição Universal de 1889 e que na época era o edifício mais alto do mundo). Tarde livre para visitas de gosto pessoal ou para excursão opcional a Versalhes. À noite, sugerimos passeio pelo Sena em Bateaux-Mouches, seguido do famoso espetáculo do "Lido" (opcional).
Dia 21 Paris
Café da manhã. Dia livre para viver Paris: visite os seus monumentos, os museus do Louvre e d'Orsay, os modernos centros de La Villette e Georges Pompidou, passeie nos seus bairros mais famosos como o dos estudantes em St. Germain ou dos artistas em Montmartre com a Basílica de Sacré Coeur. Usufrua do seu espetacular comércio. Aproveite cada dia um pouco mais, do muito que esta cidade tem para lhe oferecer. Possibilidade de efectuar excursões opcionais: Visita guiada ao Museu do Louvre, considerado o maior museu do mundo e a Montmartre, com a célebre Igreja de Sacré-Coeur e a Praça dos Artistas.
Dia 22 Paris / Castelos do Loire / Bordeaux
Café da manhã e saída para a região dos Castelos do Loire. Atravessando o Rio Loire, continuamos ao longo de belas paisagens até chegar ao maior dos castelos do Loire, o de Chambord. Parada para fotos. Continuação para o belo e elegante Castelo de Cheverny (visita interior). De tarde, prosseguimento da viagem para Bordeaux, famosa pela qualidade dos vinhos produzidos na sua região. Hospedagem no hotel.
Dia 23 Bordeaux / Madri
Após o café da manhã, início da viagem em direção a Madri. Entrada na Espanha pela fronteira de Irún. Prosseguiremos pela Província de Guipuzcoa do País Basco, próximo às cidades de San Sebastian e Vitória, junto a Burgos e pela Serra de Guadarrama para Madri. Hospedagem. À noite sugerimos um espetáculo de dança Flamenca (opcional).
Dia 24 Madri
Café da manhã. Dia livre para atividades independentes ou passeios opcionais. Hospedagem no hotel.
Dia 25 Madri / Ávila / Salamanca
Café da manhã. Em horário a confirmar, continuação da viagem por Ávila; vista panorâmica desta cidade, rodeada por 2.500 metros de muralhas medievais e terra natal de Santa Teresa de Jesus, fundadora das Carmelitas Descalças e doutora da Igreja. Prosseguimento para a bela cidade de Salamanca, "a Cidade Dourada", situada às margens do rio Tormes e declarada monumento nacional em virtude dos seus magníficos edifícios dos séc. XVI, XVII e XVIII, com o melhor conjunto espanhol de arquitetura renascentista. Tempo livre para visitar esta cidade universitária, com os belos edifícios que rodeiam o Pátio das Escolas, a Universidade do séc. XIII, uma das mais antigas e distintas da Europa, a Casa das Conchas, palácio do séc. XVI cuja fachada se encontra repleta de conchas de vieira, o símbolo de Santiago, Catedrais Nova e Velha dos séc. XVI e XII, respectivamente e a magnífica Plaza Mayor, construída por Felipe V e considerada a mais bela de toda a Espanha. Hospedagem.
Dia 26 Salamanca / Coimbra / Fátima / Lisboa
Café da manhã e prosseguimento da viagem para Portugal. Entrada pela região da Beira Alta, passando junto à cidade da Guarda. Continuação para Coimbra, uma das mais importantes cidades portuguesas, situada nas margens do Rio Mondego, terra natal de seis reis e capital de Portugal até 1256, além de sede da mais antiga Universidade do país, fundada em 1290 pelo Rei D. Dinis. Na chegada, passeio panorâmico no qual veremos o Rio Mondego, a histórica Rua de Sofia, os edifícios da Universidade, o Aqueduto de S. Sebastião e o Jardim Botânico. Passeio a pé na cidade baixa e visita do Mosteiro de Santa Cruz, fundado pelo primeiro Rei de Portugal em 1131 e onde terá funcionado a primeira escola pública do país. Chegada a Fátima, onde teremos tempo livre para o almoço e visita ao Santuário, um dos principais locais Marianos a nível mundial. Continuação para Lisboa. Hospedagem.
Dia 27 Saída de Lisboa
Os serviços do hotel terminam com o café da manhã (o quarto poderá continuar ocupado até às 10 ou 12 horas, conforme as normas de cada hotel). Tempo livre até a hora do traslado ao Aeroporto. Feliz viagem de regresso.